Espaços Pequenos

Existem várias dicas para decorar um espaço pequeno, sem comprometer o estilo ou a funcionalidade:

1. Utilize cores claras e suaves - Reserve as cores fortes para os têxteis e outros pequenos apontamentos, como almofadas e candeeiros, para conferir maior personalidade ao espaço.

2. Iluminação - Opte por uma iluminação geral. Se a luz natural não for muito abundante, invista na iluminação artificial com focos de tecto e candeeiros.

3. Use espelhos - são um dos melhores recursos para fazer qualquer espaço parecer maior pois garantem profundidade. Poderá optar entre espelhos XL ou pequenos espelhos usados em conjunto.

4. Poucos móveis e evite acumular objectos  - Simplifique e opte por peças grandes e em menor quantidade. A organização é fundamental pois oferece amplitude aos espaços e transmite um ambiente calmo e estruturado.

5. Materiais transparentes (ex. mesa, portas, armários, etc.) - alongam qualquer zona porque reflectem a luz e o próprio espaço e não bloqueiam a visão geral do espaço.

6. Mobília multifuncional - em espaços pequenos aposte em mobília multifuncional: camas com gavetas de arrumação; sofás-cama; mesas de centro, bancos ou pufes com espaço extra de arrumação.

7. Materiais embutidos (ex. electrodomésticos, prateleiras, estantes ou armários) - cria um efeito visual interessante e organizado, sem roubar espaço extra.