Cortinas

Dicas para decorar com cortinas

 

1. Paisagem - Antes de colocar cortinas tem que pensar na vista da janela. Se a vista for bonita prefira tecidos claros e leves. Se for menos atractiva, o tecido deve ser alegre e de cores vivas, capaz de neutralizar a vista, como um linho estampado, cetim ou veludo, de acordo com o estilo da sua casa.

2. Luminosidade - Cortinas de tecidos leves permitem a passagem da luz. Para obter esse efeito, complemente-as com persianas de rolo ou de outro tipo feitas de tiras de madeira, bambu ou outros materiais similares.

3. Tamanho do espaço - Para ambientes pequenos, a melhor opção são cores suaves e tecidos lisos e leves ou com pouco padrão, sendo o ideal a utilização de venezianas. Em espaços amplos com tectos altos, as cortinas poderão ter mais destaque.

4. Tom das cortinas - O azul-claro tem um efeito calmante, sendo uma boa opção para equilibrar ambientes em que convivem pessoas mais agitadas ou para os quartos. O branco traz leveza para a casa, combinado com um pouco de amarelo alegra o ambiente. Um tecido com laranja é uma óptima escolha quando se procura vitalidade.